Premiação nacional tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de sucesso desenvolvidas pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
(Fotos:Divulgação) |
Em abril, o projeto passou pela etapa estadual e foi um dos sete colocados entre 191 projetos de todo o Amazonas e mais de 300 em toda a região Norte. Agora, na etapa nacional, concorrendo com iniciativas de todo o Brasil, Atalaia do Norte sagrou-se campeã na categoria de maior nota para municípios até 20 mil habitantes, sendo um dos melhores do país.
“Uma estratégia inovadora de assistência em saúde”, frisou o idealizador do projeto e secretário da Semsa à época, enfermeiro James Guedes.“A balsa de saúde nasceu em 2022 de uma estratégia da Semsa e Prefeitura de Atalaia, por conta da necessidade de realizar atendimentos com mais eficiência e rapidez aos ribeirinhos e indígenas em trânsito no porto da cidade, uma forma de descentralizar e desafogar as UBSs e hospital e dar a atenção necessária e personalizada a quem percorre grandes distâncias para chegar até a sede do município”, explicou.
A estrutura da unidade dispõe de uma equipe fixa composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, tradutores indígenas, além de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para atendimentos sobre programas sociais e outros serviços.
Além disso, acompanhamento pré-natal, exames e coletas de lâminas para testagem de malária, busca-ativa em embarcações, dentre outros serviços também são realizados diariamente pelas equipes da balsa.
O projeto premiado da balsa de saúde, a partir de agora, pode se tornar referência de política pública a ser implementado em municípios brasileiros com as mesmas características de Atalaia do Norte, tudo com o foco de promover equidade e igualdade a quem mais precisa, com respeito e garantindo os direitos de todos os cidadãos.
Fotos: Divulgação/PMATN