Usa Airbnb e afins? Como saber se existe uma câmera escondida em seu quarto



A maneira óbvia: olhe todo o local

Antes de mais nada, pergunte ao dono ou responsável pela casa se há câmeras instaladas no local. Na melhor das hipóteses, ele pode ser franco com você e dizer se há câmeras ou não. E se houver, dizer onde elas estão.
Se a resposta do dono ou responsável for "não", você ainda tem o direito de ficar desconfiado, já que a tecnologia miniaturizou as câmeras a ponto de ser possível colocá-las em qualquer objeto comum. Então você vai ter que fazer sua própria vistoria no local.
Você vai ter que olhar minuciosamente por todos os cômodos. As câmeras de vigilância convencionais são mais fáceis de achar, com formatos bem conhecidos de redoma ou retangular, e são geralmente posicionadas no teto, de preferência nos cantos, onde consegue-se um ângulo de visão maior.
Atente para webcams, que geralmente são bolinhas presas à tela do computador, ou na moldura de cima da tela de um laptop aberto. E acompanhe a fiação de aparelhos da casa até as tomadas da parede, para encontrar alguma que tenha escapado de sua checagem visual.
E quanto a aquelas câmeras ocultas citadas no começo deste texto, atrás de espelhos ou objetos? Uma dica é usar o flash do seu celular como lanterna ao longo de toda a vistoria, pois o brilho da luz poderá refletir na lente de uma câmera dessas, denunciando a sua localização.

Divulgação
Detector de radiofrequênciaImagem: Divulgação

A maneira mais difícil: detector de radiofrequência

Se você fez tudo do item anterior, mas ainda ficará cabreiro de alguma câmera ter escapado, o jeito mais preciso é investir em um aparelho chamado detector de radiofrequência, que custa R$ 100 no Mercado Livre (fora taxas extras). 
Esse detector mostra um indicador de luz que dispara quando encontra um aparelho que esteja trabalhando com sinais de radiofrequência. Basicamente, qualquer câmera que use Wi-Fi ou Bluetooth para enviar ou receber o vídeo em tempo real poderá acionar o detector.
O lado ruim é que eles não devem encontrar as câmeras que estão gravando, mas não transmitindo a gravação em tempo real, já que estas não estarão transmitindo sinais de rádio e armazenando o conteúdo na memória.

Mas é permitido?

Segundo o regulamento do Airbnb, anfitriões são obrigados pela empresa a informar aos hóspedes se têm dispositivos de vigilância ativos por lá, e se uma gravação está ocorrendo no momento.
Por "dispositivo de vigilância" a empresa entende como (mas não se limita a) câmeras com Wi-Fi, câmeras de vigilância de bebês, webcams instaladas em monitores de computador, equipamento de monitoramento de bebês, sistemas de vigilância montados ou instalados e smartphones com capacidade de gravação de vídeo e/ou áudio.
São também proibidos quaisquer dispositivos de vigilância em determinados espaços privados (como quartos e banheiros) independentemente de terem sido ou não divulgados.
Se um anfitrião informar sobre a presença do aparelho depois que a reserva for efetuada, sem a devida informação do anfitrião, o Airbnb permitirá que o hóspede cancele a reserva e receba um reembolso.
Por isso vale acionar imediatamente ao atendimento do Airbnb assim que descobrir a câmera. O serviço poderá ainda banir o dono da casa do serviço permanentemente.
É importante ainda procurar a polícia local para registrar um boletim de ocorrência. A polícia também poderá apreender o equipamento e usar as imagens na investigação do caso, como fez no caso de São Vicente.

Do Uol, em São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários