Em comemoração aos 466 anos do primeiro culto evangélico do Brasil, Câmara Municipal concede o título de utilidade pública ao Ministro Evangélico da Omeam — Tabatinga
Tabatinga/AM - Diversos pastores compareceram ao Plenário Dr. Aristóteles B. Cardoso na Câmara Municipal de Tabatinga (CMT), em sessão solene realizada na manhã da última sexta-feira (31/03), em comemoração aos 466 anos do primeiro culto evangélico do Brasil. Personalidades e autoridades religiosas foram convidadas a ocupar lugares na mesa de honra da solenidade:
Vereador GIdásio Silva, vereadora Marcela Lima Tenório, vereador Alderley Magalhães Rocha, vereador Lucivaldo Queiroz Soriano (Testa) e pastor Ozias dias Marques.
Durante a Sessão solene, presidida pelo pastor e vereador Gildásio Silva (MDB), autor do projeto de lei que concede o título de utilidade pública ao Ministro Evangélico da Omeam — Tabatinga. Os vereadores Alderley Magalhães Rocha e Marcela Lima Tenório, fizeram entrega do título de utilidade pública, ao pastor e presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam — Tabatinga), Eliebe Oliveira. “Quero agradecer à Deus, ao amigo vereador e pastor Gildásio Silva, ao presidente da Câmara Municipal de Tabatinga Paulo Bardales, a todos os vereadores presentes, e pastores que compõem a Ordem dos Ministros Evangélicos em Tabatinga. Esse reconhecimento é importante para nós Ministros, uma bênção e vitória, em nome do Senhor Jesus Cristo”, ressaltou Eliebe Oliveira.
No evento, teve a apresentação dos músicos da Geração Sinfônica da igreja Evangélica Gênesis de Madureira.
Primeiro culto evangélico do Brasil
O primeiro culto evangélico do Brasil aconteceu há exatos 466 anos, em 10 de março de 1557. Era uma quarta-feira e a oração foi realizada em uma ilha do Rio de Janeiro por franceses que haviam acabado de chegar de uma viagem que durara quatro meses da França para o nosso país. As informações são do site CPADNews.
O culto foi presidido pelo pastor Pierre Richier, que viajou da França para o Brasil ao lado de outros pastores, a convite do vice-almirante Nicolas Durand de Villegaignon. O vice-almirante havia recebido notícias sobre a descoberta do Brasil pelos portugueses e quis vir ao país para garantir uma porção de terras.
A expedição encomendada por Villegaignon trouxe evangélicos como Mathieu Verneuil, Jean du Bordel, André LaFon, Nicolas Denis, Jean de Gardien, Martin David, Nicolas Reviquet, Nicolas Carmau, Jacques Roseau e Jean de Lari.
Eles chegaram ao porto de Guanabara a bordo de três navios no dia 7 de março. Rumaram em direção à ilha conquistada por Villegaignon, chegando ao local no dia 10.
Primeiro culto
No mesmo dia do desembarque, realizaram o culto em um salão rústico da ilha. Pierre Richier pregou com base no Salmo 27.4. “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo”. Nesse primeiro culto, os fieis também cantaram o salmo 5. Mais tarde, em 21 de março, um domingo, daquele mesmo ano, os fieis concretizaram a primeira Igreja Evangélica das Américas. Naquela data, realizaram pela primeira vez a Ceia do Senhor.
Do Folha Norte 1
Postar um comentário