SEGURANÇA: Encontro do G9 em Tabatinga discute e define ações sobre segurança no Alto Solimões.

                    Foto: Secom Tabatinga 

Tabatinga foi sede  de  encontro  do Grupo dos nove municípios do Alto Solimões, o G9. O evento aconteceu na última quinta-feira (09/11)  no Auditório Amazônia Régia, com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar. 

Na reunião foram discutidas ações para o combate à criminalidade na Tríplice Fronteira e Alto Solimões. "Tenho certeza que se Deus quiser nós vamos dar grandes passos largos para a região do Alto Solimões ter políticas de segurança pública implementar ações que venham trazer para o cidadão a sensação de segurança, o bem estar que todos nós queremos e precisamos" disse o presidente do G9, David Bemerguy. 

 O secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar falou sobre o reforço no enfrentamento às organizações criminosas que atuam nessa faixa da tríplice fronteira. "com o aumento da capacidade operacional das nossas polícias, com o patrulhamento das nossas fronteiras que a gente tem que aumentar o nível de eficiência e a presença do estado brasileiro nessa região e por isso eu vim aqui ouvir os prefeitos que já haviam entregue documento ao ministro Flávio Dino mas nós aqui pactuamos que tem uma série de proposições que eu recebi num documento chamado Carta é de Solimões para que a gente possa se debruçar de maneira conjunta" falou  Alencar, secretário Nacional de Segurança Pública.

 O prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, destacou a importância do encontro para a região do Alto Solimões e principalmente para Tabatinga "então hoje eu tenho certeza que foi uma reunião extraordinária linda, muito boa, dará muitos frutos, porque o próprio secretário se comprometeu em participar direto junto até a presidente da república para que nós chegamos a ter o que o povo espera segurança aqui. Eu vi o entusiasmo do secretário, eu vi o entusiasmo do secretário de segurança do Estado. Então eu acredito que foi tudo de bom. Estou satisfeito, estou feliz, e quem ganha é o povo" disse Saul. 

Para o prefeito de Atalaia do Norte, Dênis Paiva, o encontro foi uma vitória para o grupo G9, que busca por melhorias para o Alto Solimões. "É fruto de trabalho da união dos prefeitos do Alto Solimões, foi encabeçado pelo prefeito Davi, que na qual resultou nessa reunião de hoje uma demanda que já é antiga pela população do Alto Solimões, porque a gente convive na tríplice fronteira, a gente tem que buscar de fato esse apoio, essa ajuda que vem do governo federal, porque a gente entende que nossos recursos são limitados" declarou Dênis. 

Uma carta assinada pelos nove prefeitos do Alto Solimões com as prioridades de segurança para a região, foi entregue ao secretário Tadeu Alencar no encerramento do evento.

A reunião em Tabatinga, foi resultado do encontro realizado em Junho de 2023, no município de Santo Antônio do Içá, onde foram discutidos assuntos comuns das nove cidades da região, e apresentado como pauta prioritária a Segurança no Alto Solimões. 

O Grupo dos municípios do Alto Solimões (G9) é composto pelas nove cidades da região: Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa. Com objetivo de empenhar esforços conjuntos para desenvolver políticas públicas, resolver questões agravantes comuns nas cidades e impulsionar o crescimento da região.

Postar um comentário

0 Comentários