Capitania Fluvial de Tabatinga realiza projeto “Capitania Itinerante" em Atalaia do Norte-AM

 


A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT), realizou no período de 17 a 23 de fevereiro, o Projeto “Capitania Itinerante” no Município de Atalaia do Norte-AM. O objetivo é promover ações de fiscalização, serviços de regularização documental de condutores e embarcações, bem como cursos de habilitação para condutores de embarcações de esporte e recreio. 

Atracada no porto do município, a Agência Escola Flutuante “Mutirum III” é responsável por levar às áreas ribeirinhas mais remotas da região amazônica a presença da Autoridade Marítima com ações de fiscalização, serviços cartoriais e e de Ensino Profissional Marítimo. Nesta ocasião, foram realizados aproximadamente 400 atendimentos que englobaram: Inscrição de embarcação, revalidação e 2ª via de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), entregas de Título de Inscrição de Embarcação (TIE) e palestras educativas, além da realização de Cursos de Arrais Amador para capacitação e habilitação da população local. 

 Esta iniciativa visa não apenas garantir a segurança das atividades de navegação fluvial, mas também promover o bem-estar das comunidades locais ao proporcionar acesso a serviços que muitas vezes são limitados em regiões tão remotas e de difícil acesso. Entre os 55 alunos do Curso para Arrais Amadores, 15 são indígenas da região do Vale do Javari, dentre as etnias Morubo, Kanamari e Mayoruna . 

O Projeto integra a Operação Verão 2023/2024, com início em 15 de dezembro de 2023 até o 29 de deste mês. Essa operação tem como foco principal reforçar a segurança da navegação em todo o extenso litoral e rios navegáveis do país, períodos em que há um aumento considerável das atividades náuticas. Até o momento já totaliza mais de 3700 abordagens realizadas . Militares da CFT realizando atendimentos a bordo da Agência Escola Flutuante "Mutirum III


Fonte: Capitania dos Portos de Tabatinga/Marinha Do Brasil

Postar um comentário

0 Comentários