Novas Manchetes
Live
wb_sunny

Novas Manchetes

Ibama Reforça Fiscalização para Coibir Pesca e Caça Ilegais em Área Indígena no Vale do Javari

Ibama Reforça Fiscalização para Coibir Pesca e Caça Ilegais em Área Indígena no Vale do Javari

 

Ação ocorreu em mercados públicos e rios, com apoio da Funai, PF e da Polícia Militar do Amazonas.

Manaus (17/09/2024) - Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizada em setembro na Terra Indígena (TI) Vale do Javari e entorno para coibir crimes ambientais no Amazonas, resultou, até o momento, na apreensão de 842 kg de pirarucu, cinco motosserras e carne de caça de 15 animais, sendo oito queixadas e sete tracajás, e três quelônios vivos.

Os agentes ambientais, acompanhados de agentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar do Amazonas (8º BPM), fiscalizaram mercados públicos em Benjamin Constant e Tabatinga com objetivo de combater o comércio de carne de caça e pesca ilegal. Também foram realizadas patrulhas em rios da região abordando embarcações e comunidades.

Os quelônios foram devolvidos à natureza. A carne de caça apreendida foi inutilizada a fim de evitar seu aproveitamento inadequado, enquanto as motosserras permanecem sob a guarda do Ibama. Ao todo, 18 autos de infração, no total de R$ 161 mil, foram aplicados, além de 17 termos de apreensão, relativos, também, a itens como madeira e armas.

A ação fiscalizatória compõe o Plano de Proteção da Terra Indígena Vale do Javari coordenado pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e que visa combater os principais problemas enfrentados por essa Terra Indígena.



Via Assessoria de Comunicação do Ibama

Tags

Fique por dentro de tudo

Receba nossas notícias pelo WhatsApp! Basta entrar no grupo

Postar um comentário