IBAMA, PF e FUNAI combatem garimpo ilegal na região do vale do javari
![]() |
Imagens e Fotos:Ibama |
A Operação Nidaid Isquim é uma ofensiva decisiva contra o garimpo ilegal na região do rio Jandiatuba e seus afluentes, dentro do Vale do Javari, visando à proteção das comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e do ecossistema da Amazônia.
O órgão desempenha seu papel na estratégia de enfrentamento, conduzindo as ações de campo para inutilização de equipamentos, coleta de provas e análise dos impactos ambientais.Durante a varredura realizada ao longo do rio Jandiatuba, de igarapés e lagos adjacentes, foram também apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de aparelhos celulares. Esse material será encaminhado à Polícia Federal para subsidiar investigações que visam desmantelar redes criminosas envolvidas na exploração ilegal.
"Seguimos executando nosso planejamento anual com diversas operações contra o garimpo ilegal. Desde o desmonte da cadeia de fomento ao Garimpo com apreensões de combustível e mercúrio ilegal, até o combate direto. Agora já são 1266 dragas e balsas inutilizadas pelo Ibama e seus parceiros desde 2023." destaca Joel Araújo, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas.As operações no rio Jandiatuba constituem ação conjunta do Ibama, Polícia Federal (PF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e seguirá sem previsão de término.
Fonte: Equipe de Comunicação do Ibama-Am.
Postar um comentário