Mutirão de Registro Civil Levará Cidadania a Aldeia Indígena no Vale do Javari, a 400 km de Atalaia do Norte
(Divulgação/DPE-AM)
Moradores da aldeia Massapê, localizada na Terra Indígena Vale do Javari, a cerca de 400 quilômetros de Atalaia do Norte (AM), receberão, em breve, um mutirão de registro civil que promete mudar a realidade documental da população Kanamary da região. A iniciativa da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) busca garantir o acesso à cidadania básica por meio da emissão de documentos essenciais.Ação da Defensoria Pública do Amazonas em parceria com a Funai vai garantir documentos básicos à comunidade Kanamary, promovendo inclusão e acesso a direitos
Na última semana, uma equipe da DPE-AM realizou uma visita técnica à aldeia para avaliar a estrutura da comunidade e alinhar os últimos detalhes para a execução do mutirão.
A atividade será feita em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Governo do Amazonas e outros órgãos.
“Os desafios logísticos, a vulnerabilidade socioeconômica e as barreiras linguísticas dificultam o acesso dessa população a documentos básicos”, explicou
a defensora pública Daniele Fernandes.
A expectativa é que cerca de mil atendimentos sejam realizados, contemplando indígenas da etnia Kanamary que vivem não só na aldeia Massapê,
mas também em comunidades vizinhas. Serão oferecidos serviços como:
- Emissão de certidões de nascimento;
- Retificação de documentos;
- Emissão de CPF e Carteira de Identidade Nacional.
![]() |
(Divulgação/DPE-AM) |
Com os documentos em mãos, os moradores poderão acessar programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de garantir matrícula escolar para as crianças e outros direitos civis.
“Nossa ideia é garantir que todos saiam com a documentação básica completa”, afirmou a defensora pública Luisa Lana.O mutirão conta com o apoio de diversas instituições, incluindo:
- Funai
- Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM)
- Cartório extrajudicial local
- Receita Federal
- Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM)
Além disso, o IIACM já disponibilizou mil cédulas de identidade para a ação.
Você conhece alguma comunidade que também enfrenta dificuldades com documentação básica? Compartilhe este conteúdo e ajude a ampliar o acesso à cidadania!
Postar um comentário