Associada ao Açaí, doença de Chagas ressurge no Amazonas




MANAUS – A doença de Chagas é uma infecção causada por um parasita chamado Trypansoma cruzi (T.Cruzi), presente em um inseto conhecido popularmente como ‘ Barbeiro’. Características da Região Nordeste do Brasil , onde já é considerada endêmica, a doença de Chagas na Amazônia é classificada como emergente, ou seja, significa que ela está surgindo em um cenário onde há pouco tempo existia.
De acordo com os dados disponíveis no sistema de Informação de Agravos de Notificações, plataforma do Ministério da Saúde (MS), no ano de 2017 foram notificados oito casos confirmado para doença de Chagas no Amazonas .
Deste casos, cinco foram em Manaus, e um nos municípios de Lábrea, Tefé e Coari. A maior parte das infecções por T.Cruzi, segundo a base de dados do MS, ocorre por via oral.
Surtos na Amazônia
A fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado ( FMTDHVD), situada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, é referência em Manaus na área da pesquis científica e no tratamento da enfermidade.  A Bióloga Graça Barbosa, doutora em emtemologia e pesquisadora na FMTDHVD, demonstra que os números do Amazonas são bem mais elevados, com seis surtos registrados no Estado.
“ Aqui na FMT integro um grupo de pesquisa voltado para Leishmaniose e doenças de Chagas. Ao longo dos 12 anos de existência deste grupo, já registramos seis surtos da doença de Chagas. O último ocorreu no município de Lábrea, nos meses de dezembro de 2017 para janeiro deste ano, onde 20 pessoas foram diagnosticadas com  chagásica, por meio da ingestão de açaí”, declarou Barbosa.

Fonte: Emtempo  

Postar um comentário

0 Comentários