Chrome passa a bloquear anúncios enganosos e cobranças indevidas na web


O Google liberou nesta terça-feira, 4, a mais nova versão do seu navegador. O Chrome 71 traz aos usuários uma série de correções de bugs e novos recursos, entre eles dois que já haviam sido prometidos: bloqueio de anúncios e alerta de cobranças.
O bloqueador de anúncios do Chrome não chega a ser tão completo quanto uma extensão "adblocker", por exemplo. O que o navegador faz a partir da versão 71 é barrar banners ou outros elementos que tentem se passar por caixas de diálogo ou de chat para enganar usuários.
Propagandas que surgem na tela avisando de um vírus ou de um e-mail urgente que chegou para você, só para te "obrigar" a clicar, por exemplo, agora são barradas por padrão no Chrome 71. Sites que persistirem na estratégia também serão totalmente bloqueados no navegador.
Outra novidade é o alerta de cobrança. O Chrome agora vai avisar o usuário quando a página que ele está acessando não deixou claro que está prestes a cobrar por algum serviço que o usuário talvez não saiba que esteja quase sendo contratado.
Os alvos são sites que induzem o indivíduo a digitar seu telefone para baixar um toque ou conteúdo no celular, mas que não informam que uma cobrança será gerada na conta da operadora, por exemplo. Se o site insistir na prática, também será bloqueado a partir do Chrome 71.
As novidades estão a bordo da versão 71.0.3578.80 do Google Chrome disponibilizada nesta semana para Windows, Mac e Linux. Os navegadores serão atualizados automaticamente (a não ser que você tenha impedido o update automático). A versão para celular também chega nos próximos dias.

Fonte: Olhar Digital

Postar um comentário

0 Comentários