Novas Manchetes
Live
wb_sunny

Novas Manchetes

Estudantes indígenas de Benjamin Constant terão curso técnico de Agente de Saúde

Estudantes indígenas de Benjamin Constant terão curso técnico de Agente de Saúde


Com o objetivo de preparar profissionais para serem Agentes Indígenas de Saúde, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc/AM) implementa o Curso Técnico em Nível Médio em municípios do interior. A formação inicia em fevereiro em Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Maués, Borba e Autazes.
Segundo o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE), Nilton Carlos, cerca de 250 agentes serão habilitados para atuar localmente. “Após a habilitação, os agentes desenvolverão ações de cuidado e proteção da saúde indígena de suas comunidades”, explicou.
Um dos principais objetivos da formação envolve habilitar os cursistas como agentes de prevenção de doenças e promover o uso dos saberes tradicionais. O curso terá ainda interfaces com as áreas de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Cidadania, auxiliando e desenvolvendo de atividades inerentes à profissão.
Nessa primeira etapa, o curso será ministrado nos municípios de forma presencial e simultânea, de acordo com o técnico da Gerência de Educação de Escolas Indígenas (GGEI) e membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI/AM), Alcilei Vale Neto.
“A formação presencial deve assegurar a profissionalização dos discentes, garantindo o direito de exercerem a profissão de maneira legal, modificando suas vidas, bem como das comunidades em que atuam, possibilitando ainda a continuidade de estudos”, disse Alcilei. “Os alunos farão o curso no contraturno ao período de seu ano letivo normal, de Ensino Médio”, completou.
A estrutura do curso possui um total de 3.860h (três mil oitocentos e sessenta horas), sendo: 2.520h (duas mil, quinhentos e vinte horas) para o Ensino Médio, e 1.340h (mil trezentas e quarenta horas) para a parte técnica, onde estarão inclusas 300h (trezentas horas) de Prática Profissional. A diplomação acontecerá após o aluno concluir carga horária total que o habilitará em Técnico de Nível Médio em Agente Indígena de Saúde.
Do Portal do Amazonas

Tags

Fique por dentro de tudo

Receba nossas notícias pelo WhatsApp! Basta entrar no grupo

Postar um comentário