SEGUNDA CUME PRESIDENCIAL DO PACTO DE LETICIA PELA AMAZONIA

 

Sete nações reuniram-se nesta terça-feira de forma virtual para reafirmar o Pacto de Leticia pela Amazônia subscrito em 6 de setembro de 2019 na capital do Amazonas. O Presidente da República, Iván Duque, afirmou que, com a reunião da Colômbia, Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Suriname, se deu um passo importante para fortalecer o compromisso com a Amazônia.

′′ Em exercício da proteção da nossa soberania ambiental, estamos mais unidos do que nunca em que os resultados que incorporamos no plano de ação tenham financiamento, tenham viabilidade e tenham o impacto desejado ", disse o Mandatário durante a sua intervenção na II Cimeira Presidencial do Pacto de Leticia pela Amazônia.

O Chefe de Estado afirmou na reunião virtual ′′ Também nós continuamos marchando com passo firme rumo à transição energética, para ter economias que sejam neutrais em termos de emissão de CO2, que tenhamos, também, uma cultura, uma ética ambiental na nossa sociedade, que Comece com a formação das crianças ′′

No desenvolvimento da cimeira definiu-se ações posteriores de trabalho conjunto como a concertação de um protocolo para dar uma resposta adequada aos incêndios florestais da Amazônia, de igual modo avaliaram as conquistas alcançadas e articularam esforços para enfrentar os desafios de Bacia Amazônica, especialmente no contexto atual de emergência sanitária.
Além disso, os sete países subscreveram outro documento em que solicitam ao Banco Interamericano de Desenvolvimento estruturar e gerenciar a Iniciativa para o Desenvolvimento Sustentável e Bioeconomia para a Amazônia, e seu instrumento financeiro.

Postar um comentário

0 Comentários