Novas Manchetes
Live
wb_sunny

Novas Manchetes

Em Atalaia do Norte, estiagem afeta a navegabilidade no Javari/Jaquirana

Em Atalaia do Norte, estiagem afeta a navegabilidade no Javari/Jaquirana

 

(Imagens: Rede  Sociais)

Já imaginaram leitores e leitoras Jambo Verde, uma viagem de Atalaia do Norte, até os Pelotões Especiais de Fronteira Estirão do Equador e Palmeiras do Javari, durar cerca de oito a dez dias?

Exatamente, são os dias que levam para chegar ao último destino de Palmeiras do Javari; última comunidade, antes das Aldeias indígenas Trinta e Um e Lobo. Viagem que na cheia do Rio Javari, as embarcações médias durariam de três a quatro dias.


Mas em tempos de estiagem severa, e com as águas do Javari muito baixas, e a maior seca do últimos 30 anos, a navegação no Rio Javari, não se torna fácil para pequenas, médias e grandes embarcações. Sendo o percurso  tortuoso e perigoso para viajar, principalmente à noite, por conta da baixa profundidade do rio.


Para navegar com mais rapidez e segurança, proprietários de embarcações têm diminuído a quantidade de cargas e, consequentemente, os passageiros, tendem a pernoitarem à  beira do extenso rio. Mesmo assim, não adianta "vexame" já que... o que se há de fazer, sendo a vontade do rio na maior parte do tempo.


O Javari impõe as pessoas que o enfrentam, muitos obstáculos que somente com a ajuda de embarcações menores podem vencer as dificuldades marítimas na região. Embarcações maiores, a navegação torna-se ainda mais difícil, precisando de auxílio de pessoas nas barrancas.

O Jambo Verde Notícias, conversou com o Pastor João Jaques, onde relatou a aventura de dois comerciantes, numa embarcação repleta de encomendas e mercadorias, tiveram que ser auxiliados por pequenas embarcações, que conduziram pessoas, cargas e encomendas até Palmeiras do Javari, no Rio Jaquerana, onde a seca, ainda é bem maior.


Por: Nailson Tenazor/Jambo Verde

Tags

Fique por dentro de tudo

Receba nossas notícias pelo WhatsApp! Basta entrar no grupo

Postar um comentário