Novas Manchetes
Live
wb_sunny

Novas Manchetes

Lideranças indígenas do Amazonas são capacitadas para mapear e proteger seus territórios com uso de tecnologia

Lideranças indígenas do Amazonas são capacitadas para mapear e proteger seus territórios com uso de tecnologia

Iniciativa do MPF e da GIZ visa fortalecer a atuação de lideranças indígenas na gestão e reconhecimento de territórios tradicionais por meio de ferramenta digital oficial.


Nos dias 6 e 7 de maio de 2025, o Auditório do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, recebeu a Oficina de Formação de Lideranças Indígenas, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a agência de cooperação alemã GIZ. A iniciativa teve como foco capacitar lideranças no uso da Plataforma de Territórios Tradicionais (PTT), uma ferramenta digital criada para apoiar o mapeamento e a defesa de áreas indígenas ainda não reconhecidas ou demarcadas pela FUNAI.

A formação integra o Projeto Territórios Vivos e resultou na qualificação de 30 multiplicadores, agora aptos a cadastrar comunidades e apoiar outras lideranças no uso da plataforma. O objetivo é fortalecer a gestão territorial e acelerar o reconhecimento de territórios de povos indígenas e tradicionais no Amazonas, a partir da atuação direta das próprias comunidades.

Além do treinamento técnico, a oficina também promoveu o debate sobre políticas públicas voltadas para esses territórios, como a CATRAPOA, e a construção coletiva de um plano de ação para uso da plataforma. Representantes de organizações parceiras como a ACT Brasil, APIAM, AWAS, CPT, FOCCIT, OKAS e Grupo Athos participaram ativamente do encontro.

A iniciativa representa um avanço na promoção da autonomia indígena, ao combinar tecnologia, formação e articulação política. Com isso, lideranças ganham mais ferramentas para proteger seus territórios e fortalecer sua presença em processos decisórios relacionados à terra e ao meio ambiente.


(*) Com informações Mc Publicidade

Por Redação SIMCOM

Tags

Fique por dentro de tudo

Receba nossas notícias pelo WhatsApp! Basta entrar no grupo

Postar um comentário